Até agora mostramos as diversas utilidades do Kevlar e tentamos mostrar os benefícios que o uso do material pode trazer às nossas vidas nos mais diversos ambientes. Porém, um questionamento se faz importante: e os impactos ambientais?
As fibras de aramida em geral, onde se enquadra o Kevlar, não são biodegradáveis, o que torna o seu descarte algo a se pensar, já que a decomposição integral do material pode levar até 400 anos. Além disso, a própria produção do ácido adípico, um dos componentes principais do Kevlar, acarreta na produção do óxido nitroso N₂O, um dos gases que agrava o processo do efeito estufa!
A polpa do Kevlar (à esquerda) e o Kevlar "puro" (à direita) |
Para diminuir os potenciais agravantes do Kevlar já produzido, a DuPont, sua criadora, possui um programa de recolhimento do material puro que já foi usado, desgastado e não possui mais utilidade à empresa ou organização que o utilizam. Depois de recolhido, o material é transformado em "polpa de Kevlar", que é aplicado na produção de pastilhas de freio automotivo, juntas e papeis de transmissão automática e controle de viscosidade em adesivos e vedações. Este material suporta temperaturas entre -200°C e 350°C.
A justificativa dada pela DuPont para realizar a reciclagem ao invés do reparo dos tecidos é justamente pelo alto custo que seria levado para manutenção, transporte e/ou incineração, o que tornaria financeiramente inviável o processo.
Referências bibliográficas
DuPont. Produtos para o consumidor em destaque feitos com Kevlar®. Disponível em <https://www.dupont.com.br/fabrics-fibers-and-nonwovens/featured-consumer-products-kevlar.html>. Visitado em 2 de dezembro de 2020.
DuPont. POLPA DE KEVLAR®. Disponível
em
<https://www.dupont.com.br/products/polpa-de-kelvar.html>.
Visitado em 3 de dezembro de 2020.
Portal Virtuhab. Fibras de Aramida. Disponível em <https://portalvirtuhab.paginas.ufsc.br/fibras-de-aramida/> . Visitado em 30 de novembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário